Loja

Fragmentos da alma mato-grossense

(1 avaliação de cliente)

Antologia que reúne os poetas Manoel de Barros, Silva Freire, Wlademir Dias Pino, Lucinda Persona e Ivens Scaff, além do escritor Ricardo Guilherme Dicke.

SKU: 48 Categorias: , Tag:

Descrição

Antologia que reúne os poetas Manoel de Barros, Silva Freire, Wlademir Dias Pino, Lucinda Persona e Ivens Scaff, além do escritor Ricardo Guilherme Dicke. Na introdução ao livro, a organizadora Maria Teresa Carrión Carracedo, registra, sobre o olhar que norteou a seleção, principalmente da produção poética: “Esta antologia apresenta a ponta do novelo-de-ouro da literatura mato-grossense contemporânea. É uma amostra da poesia & prosa que nasce com força e vitalidade das entranhas desta terra/mata/água/sol a pino-geodésico. Calor que esquenta e catalisa o processo criativo de realidades verdadeiras ou imaginárias, mas autênticas, particulares e com simbologias e sentidos universais. Navegue/galope nesta surpreendente dimensão humana/vegetal/mineral, calorosa e musical até na prosa – o pavio da nossa identidade – a essência mato-grossense.”

Manoel de Barros
[…] Manoel de Barros está entre os nomes maiores de um gênero que no Brasil — romancistas e contistas que me perdoem — sempre foi superior à prosa. Já há algum tempo, é nosso maior poeta em atividade. […] (Luciana Villas-Boas, no livro Ensaios Fotográficos, 2003)

Silva Freire
Os textos-poemas de Silva Freire constituem-se em grande intertexto com todos os textos-garimpo, textos-cerrado, textos-carvoaria, textos-redeira, textos-mato-grossenses. O poeta conhece o universo, nomeando-o, recriando-o, doando ao leitor a ambiguidade necessária para esculpir, ouvir, dar sentidos. (Lucia Vendrúsculo, doutora em comunicação e semiótica a UFMT)

Wlademir Dias-Pino
“Wlademir Dias-Pino é o poeta mais independente na área da poesia experimental.” (Assis Brasil – O Livro de Ouro da Literatura Brasileira).
“Um poeta visual à frente de seu tempo. Irrequieto, pioneiro de diversos movimentos da vanguarda literária nacional: Intensivismo, Concretismo, Poema Processo, Poema Conceito e Arte Postal, entre outros.” (Cristina Campos – doutora em Educação e professora do IFMT)

Lucinda Persona
“Também inovadora e surpreendente é a produção em versos de Lucinda – uma poesia que transcende, numa vasta metáfora do real. […] A poética desta autora é simultaneamente intimista e existencialista, tanto na expressão de seu conteúdo, que é uma demonstração do mundo e do ser dentro dele, como na técnica de compor. Nela não há lugar, nem tempo, para interferências da lógica ou da razão.” (Yasmin Nadaf, in Literatura Mato-grossense de autoria feminina – séculos XIX e XX)

Ivens Cuiabano Scaff
“A sua poesia é plena de sentimento, melodia & significado. “Eu não tenho o cuidado de me ocultar, na poesia – o meu momento mais sincero”, confessa Ivens. Essa essência/verdade me seduz. Prefiro os sentimentos à teoria. A comunicação entre o leitor e o poeta, à erudição.” (Maria Teresa Carrión Carracedo, jornalista e editora da Entrelinhas)

Ricardo Guilherme Dicke
“Neste mundo moderno, multifacetado, parece ser cada vez mais difícil ler Dicke. Muita pressa, pouca paciência e sabedoria não combinam com a razão filosófica do fluxo de sua literatura. Não está ao alcance de qualquer um apreender a metafísica imagética da sua ficção, ou o registro do carinho com o qual ele trata seus personagens. Mas o tempo, certamente, já sabe que sua obra traz o mérito da imortalidade.” (Lorenzo Falcão, escritor e jornalista)

SOBRE A ORGANIZADORA:
MARIA TERESA CARRIÓN CARRACEDO – É jornalista, editora, profissional de propaganda e marketing e designer gráfico; licenciada em Geografia pela UFMT (1989); bacharel em Propaganda e Marketing pela Universidade de Cuiabá, Unic (2004); ‘Máster en Edición’, pela Universidade de Salamanca, Espanha (2010); editora dos selos editoriais Entrelinhas, Central de Texto e Aroe, que compõem a Carrión e Carracedo Editores Associados, desde a sua fundação, em 1993, com centenas de publicações em seu portfólio: jornalísticas, literárias, didáticas, culturais, de arte, técnicas, acadêmicas e cientificas.

Informação adicional

Peso 3 kg
Dimensões 13 × 21 × 5 cm
Páginas

150 páginas

Formato

13×20,8 cm

Papel

Pólen

Acabamento

Brochura

ISBN

8587226185

Editora

Entrelinhas

1 avaliação para Fragmentos da alma mato-grossense

  1. Nicole Burke

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea.

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Senador Metello 3773 • Jardim Cuiabá - Cep. 78.030-005 – Cuiabá, MT, Brasil +55 (65) 3624 5294 | (65) 3624 8711 | (65) 9999-2697 editora@entrelinhaseditora.com.br

    Nós amamos a literatura!