Loja

Ressonâncias Poéticas

R$ 35,00

Em até 2x de R$ 17,50

João Eloy de Souza Neves

Nasceu e se criou na bucólica Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, e descende de uma família de lavradores e comerciantes. É cantor, compositor, médico, professor e tem enveredado na pesquisa da história do seu município e na produção poética, tendo sempre presente a cultura mato-grossense. Encantado pela música e poesia, começou a dedilhar um cavaquinho aos 7 anos, até encontrar o violão, seu companheiro inseparável. Como músico e compositor, desde 1982 gravou: um compacto, um LP, uma fita K7, 14 CDs e um DVD, a maioria com rasqueado cuiabano. É apresentador de programas radiofônicos de música regional em Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Várzea Grande. Na TV Rondon, SBT, apresenta o programa Varanda Pantaneira.

Descrição

“As visões trazidas pela escritura do autor carregam o luzir do rebordo da imaginação extraído do fundo dos poços afetados e afeitos pelo dedilhar das variadas músicas compostas ao longo do caminhar de João Eloy.

[…]
O traçado escritural de Ressonâncias apesar da carga de ornamentos e de significações muitas vezes preciosas vai entregando as riquezas ainda não desabrochadas: os filamentos dourados, o ouro da cartografia chapadense, o sabor dos artefatos da flora e da fauna lentamente resplandecem nos bordados criados e nas notas que transparecem suavemente da nascente poética. Eis a semiose de João Eloy nos achados da terra e da cultura do Amor/essência.”

[…]
Nestes escritos surgem palavras lavradas pelo escavador de ritmos, sons e imagens. Devo ouvir com cuidado um contar e cantar, música aqui e harmonia acolá para transmitir as estórias em poesia.

[…]
Acredito que os cantos e contos são memórias da meninice que do João não se afastam e que ele trata de preservar a todo custo. Cantigas de roda… “Pé, ante pé…” amarelinha nas entrelinhas.

Marília Beatriz
Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP), professora aposentada da UFMT e membro da Academia Mato-grossense de Letras

 

SOBRE O AUTOR:

JOÃO ELOY DE SOUZA NEVES – Nasceu e se criou na bucólica Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, e descende de uma família de lavradores e comerciantes. É cantor, compositor, médico, professor e tem enveredado na pesquisa da história do seu município e na produção poética, tendo sempre presente a cultura mato-grossense. Encantado pela música e poesia, começou a dedilhar um cavaquinho aos 7 anos, até encontrar o violão, seu companheiro inseparável. Como músico e compositor, desde 1982 gravou: um compacto, um LP, uma fita K7, 14 CDs e um DVD, a maioria com rasqueado cuiabano. É apresentador de programas radiofônicos de música regional em Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Várzea Grande. Na TV Rondon, SBT, apresenta o programa Varanda Pantaneira.

Informação adicional

Páginas

96

Formato

13 x 20,9 cm

Papel

Pólen

Acabamento

Brochura

ISBN

978-85-7992-081-3

Editora

Entrelinhas

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Ressonâncias Poéticas”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Senador Metello 3773 • Jardim Cuiabá - Cep. 78.030-005 – Cuiabá, MT, Brasil +55 (65) 3624 5294 | (65) 3624 8711 | (65) 9999-2697 editora@entrelinhaseditora.com.br

    Nós amamos a literatura!