Loja

O que as crianças sabem sobre a escrita?

Cancionila Janzkovski Cardoso

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia (1984), mestrado (1995) e doutorado (2000) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, este último com estágio no Institut National de Recherche Pédagogique (Paris). É professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso, atuando no Departamento de Educação, campus de Rondonópolis, desde 1985, e no Programa de Pós-Graduação em Educação, do campus de Cuiabá, desde 2003. Dedicando-se a estudos relacionados à alfabetização, à leitura e à escrita, tanto na perspectiva contemporânea quanto na perspectiva histórica, publicou Da oralidade à escrita: a construção do texto narrativo no contexto escolar (Inep/Comped e EdUFMT, 2000) e A socioconstrução do texto narrativo: uma perspectiva longitudinal (Mercado de Letras, 2003), além de capítulos em livros e artigos em periódicos e/ou anais de congressos da área. É representante do GT 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita no Comitê Científico da ANPEd e coordenadora do Grupo de Pesquisa ALFALE – Alfabetização e Letramento Escolar.

Descrição

“Com indagações relacionadas ao processo de escritura e às habilidades comunicativas/discursivas das crianças – aceitas como sujeitos que realizam análises metalinguísticas e elaboram concepções próprias – a autora desvela um conjunto de saberes e de saber-fazer que caracterizam a dimensão reflexiva do ato de escrever. O que as crianças sabem, por essa razão, entre muitas outras, constitui-se num instrumento pedagógico inestimável na medida em que permite compreender que o conhecimento sobre a escrita se constitui no diálogo, na interação com o OUTRO. Trata-se de um presente aos professores e professoras que se dedicam ao ensino da escrita, do seu produto e seus processos e a todos quanto se interessam por essa fascinante temática.” (Lázara N. de Barros Amâncio)

 

SOBRE A AUTORA:

CANCIONILA JANZKOVSKI CARDOSO – Possui Licenciatura Plena em Pedagogia (1984), mestrado (1995) e doutorado (2000) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, este último com estágio no Institut National de Recherche Pédagogique (Paris). É professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso, atuando no Departamento de Educação, campus de Rondonópolis, desde 1985, e no Programa de Pós-Graduação em Educação, do campus de Cuiabá, desde 2003. Dedicando-se a estudos relacionados à alfabetização, à leitura e à escrita, tanto na perspectiva contemporânea quanto na perspectiva histórica, publicou Da oralidade à escrita: a construção do texto narrativo no contexto escolar(Inep/Comped e EdUFMT, 2000) e A socioconstrução do texto narrativo: uma perspectiva longitudinal (Mercado de Letras, 2003), além de capítulos em livros e artigos em periódicos e/ou anais de congressos da área. É representante do GT 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita no Comitê Científico da ANPEd e coordenadora do Grupo de Pesquisa ALFALE – Alfabetização e Letramento Escolar.

Informação adicional

Páginas

176

Formato

16 x 23 cm

Papel

Offset

Acabamento

Brochura

ISBN

978-85-88696-57-0

Editora

Entrelinhas

Coeditora

EdUFMT

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O que as crianças sabem sobre a escrita?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Senador Metello 3773 • Jardim Cuiabá - Cep. 78.030-005 – Cuiabá, MT, Brasil +55 (65) 3624 5294 | (65) 3624 8711 | (65) 9999-2697 editora@entrelinhaseditora.com.br

    Nós amamos a literatura!