Descrição
‘De modo denso, com sua narração viva, produz em nós um efeito de encantamento, pela maneira como se envolve com o tema, pelo prazer da investigação e da escrita’ – chamou a atenção o antropólogo do Museu Nacional, professor João Pacheco de Oliveira.
Marina Azem nos conduz ao cenário europeu, amazônico e mato-grossense da formação intelectual e da experiência etnográfica do naturalista viajante, para investir na sua contribuição maior como médica: a abordagem dos registros de Alexandre Rodrigues Ferreira sobre as enfermidades endêmicas e os procedimentos terapêuticos com os quais ele se deparou na antiga capitania de Mato Grosso, entre os anos de 1789 e 1792. Com seu estudo, ela conquista um lugar de destaque na pesquisa histórica sobre as práticas médicas em território mato-grossense, incluindo a utilização da flora nativa.
SOBRE A AUTORA:
MARINA AZEM – É graduada em Medicina pela PUC-Sorocaba/SP; com pós-graduação em Medicina do Trabalho pela Fundação Jorge Duprat/SP; especialização em Antropologia pela UFMT; mestre em Saúde Coletiva pela UFMT e pesquisadora na área de Saúde da Sociedade. É coautora no livro Diversidade sociocultural em Mato Grosso, organizado pela professora Maria Fátima Roberto Machado, publicado pela Entrelinhas Editora, em 2008.
Avaliações
Não há avaliações ainda.