Descrição
As crônicas do Cel. Octayde Jorge da Silva foram publicadas em jornais de Cuiabá na década de 1980. Sistematizadas para publicação, oferecem um rico panorama histórico-cultural de Cuiabá. O autor “tinha uma memória que chegava a impressionar, expressa na sensibilidade do dia-a-dia. Os juízos de valores registrados na escrita realizada deram lugar à busca incessante pela manutenção da tradição, talvez como forma de luta com vistas à preservação da identidade cuiabana. Esquecimento sempre lhe pareceu algo pecaminoso, pois como pude constatar, guardava as datas, os acontecimentos, as paisagens e os sons. O coronel Octayde Jorge da Silva assistiu da sua rede e cadeira de balanço, camarotes cuiabanos, aos acontecimentos mundiais da época em que viveu. Ao cultivar a memória, abordou o tempo na história de forma fracionada, e ampliada”, conta o organizador da publicação.
As 142 crônicas escritas de 1983 a 1989 interessam às pessoas atentas ao passado, presente e futuro desta porção central do Brasil.
SOBRE O AUTOR:
CEL OCTAYDE JORGE DA SILVA – “Mentor intelectual da minha geração, Coronel Octayde Jorge da Silva, quando chefe de ensino, vice-diretor e diretor (interino) da Escola Técnica Federal de Mato Grosso, realizou um marcante trabalho pela educação no território mato-grossense. Acreditava na construção de um país melhor, mais humano, solidário e cidadão. Admirava pessoas esforçadas e possuidoras de algum ideal de conquista, e creio que por isso ajudava a quem o procurava, sem medir esforços para que os sonhos sonhados pudessem um dia vir a serem concretizados. Formou uma rede de pessoas conectadas com o mundo, muito antes da rede do computador”, explica o professor Fernando Tadeu de Miranda Borges, organizador da publicação.
Avaliações
Não há avaliações ainda.