Descrição
Um livro com lugar marcado na história dos Estudos Socioculturais do Futebol no Brasil. Estou me referindo ao livro “O futebol profissional em Mato Grosso: da gênese à Copa do Mundo de 2014”. Trata-se de uma obra seminal que reúne estudos, pesquisas, intepretações e análises acerca do futebol profissional de Mato Grosso, resultado da tese de doutorado de Allan Kardec Pinto Acosta Benitez, defendida no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso.
Uma importante contribuição deste ambicioso e inovador livro foi revelar, do ponto de vista científico, que futebol profissional de Mato Grosso ocupa um espaço periférico no mercado futebolístico brasileiro, em decorrência da incipiente profissionalização e modernização dos clubes, da pequena/pouca participação da televisão na receita dos clubes, da escassez de investimentos das empresas locais no futebol, da precária situação das categorias de base dos times e do amadorismo marrom que predomina no futebol amador do estado.
Francisco Xavier Freire Rodrigues
(professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFMT; doutor pela UFRGS)
SOBRE O AUTOR:
ALLAN KARDEC PINTO ACOSTA BENITEZ – (Cuiabá, 1978) estudou na rede pública estadual durante o Ensino Fundamental. Realizou Ensino Médio na antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF/MT, 1996) e graduou-se em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT, 2000). Especializou-se em Gestão Educacional (2007). É mestre e doutor em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT, 2018).
Sempre militou nas equipes esportivas e no movimento estudantil. Professor efetivo na Seduc, onde teve participação efetiva na reorganização dos jogos escolares. Eleito vereador em Cuiabá em 2012, presidiu a Comissão de Educação e Desporto. É professor universitário e da rede estadual.
Em janeiro de 2017, assumiu o cargo de deputado estadual, sendo reeleito em 2018. É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) desde 2018. Licenciado da Assembleia Legislativa, assumiu a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (2019-2020).
Avaliações
Não há avaliações ainda.