Coletânea de Dom Pedro Casaldáliga é apresentada em Barcelona
Amanhã, dia 10 de dezembro, às 19h30, Marinete Luzia Francisca de Souza, professora de Literatura da Língua Portuguesa na Universidade Federal de Mato Grosso, estará fazendo uma apresentação da Coletânea Pedro Casaldáliga, em edição bilíngue (português-espanhol) publicada pela Entrelinhas Editora, de Cuiabá e lançada no Brasil em 2022.
Os livros “Palavra ungida (Palabra ungida)”, “Fogo e cinza ao vento: Antologia espiritual (Fuego y ceniza al viento: antología espiritual)” e “O tempo e a espera (El tiempo y la espera)” eram inéditos em língua portuguesa e receberam a tradução de Eric Nepomuceno – premiado escritor e jornalista, tradutor de Gabriel Garcia Marques no Brasil. As ilustrações originais são do artista Cerezo Barredo.
“A origem do projeto da Coletânea se dá no contexto das atividades de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso”. Os três primeiros livros da coletânea foram publicados pelo Edital Conexão Mestres da Cultura da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso. A proponente do projeto é a professora Marinete de Souza, que junto com as professoras Célia Reis e Tereza Ramos de Carvalho, coordenaram a publicação da coletânea com a parceria da Entrelinhas, autorizada pela Prelazia de São Félix do Araguaia.
As professoras Marinete Souza e Célia Reis registram a importância do Mestre: “Casaldáliga foi um ativista que internacionalizou a região Leste do Estado de Mato Grosso por meio da defesa dos direitos humanos.”
A professora Marinete nos conta que será uma conversa com a comunidade de Balsareny (na Biblioteca Pere Casaldàliga) cidade natal do autor, sobre sua poesia e relações com os direitos humanos, especialmente, marginalizados (indígenas, negros, mulheres e desprovidos de teto) e sobre sua estética focada em versos livres, mas, também em poemas sintéticos ao estilo de haicais, aos quais o poeta nomeou noemas. Os poemas serão retirados dos livros que compõem a coletânea, publicada pela Editora Entrelinhas e organizada por pesquisadores do curso de Letras da UFMT.
…………………………………….
Instagran da editora:
https://www.instagram.com/share/_xOd4Uax8
…………………………………….
Prezada Professora Marinete,
Informo que foi realizada a publicação no instagram do IL: https://www.instagram.com/p/DDYBCCyuUWt/?utm_source=ig_web_copy_link
Atenciosamente, Rudson Cesar
Imagens após evento:

Biblioteca de Balsareny