/  Notícias   /  Escritora de Guiratinga lança livro em Cuiabá

Escritora de Guiratinga lança livro em Cuiabá

 

 

A Biblioteca Estevão de Mendonça receberá o lançamento do livro “As cobras da minha compota”, da professora Isabela Bonilha, no próximo dia 19 de julho. O livro foi selecionado no edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-grossense da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e publicado pela Entrelinhas Editora.

O livro reúne 21 crônicas ou contos. A professora de Literaturas de Língua Portuguesa na graduação e pós-graduação da Unemat, e também escritora Marta Cocco, apresenta o livro:

“Chamarei de crônicas estas histórias, um gênero que parece fácil de escrever, mas não é. Não é simples traduzir o aparentemente comum, porque é universal ou cotidiano, em evento lírico organizado com palavras. Mais ainda, quando se trata de narrar falando de si, não como se nas mídias da sociedade do espetáculo, mas num campo reservado, em que o interesse sobre o sujeito que se desnuda parece coincidir com o sujeito que lê a si mesmo como pesquisador do mistério.”

E continua, dizendo: “Fazia tempo que eu não lia um livro que me viajasse das páginas para o ar da reflexão. Sim, ele é inspirador. Clarice Lispector me vem à mente, dizendo: às vezes começa-se a brincar de pensar e eis que inesperadamente o brinquedo é que começa a brincar conosco. O livro de Isabela Bonilha é de a gente ler e ir se encontrando com algo que comunica muito da nossa humanidade, da nossa intimidade…”

 

UM POUCO DA PROSA DA JOVEM ESCRITORA:

“Procurava a beleza pelos cantos da casa arejada. Abria portas, degustava o vento e sorvia a vida com um gosto lento: sobremesa bonita que não quer ser provada. Água na boca por comidas e cheiros que sabia que não gostava, mas gostaria se gostasse. Sentia e via a poeira se aquietar seca pelos cantos, e sentia a aspereza da sequidão lhe atravessando as narinas e parando na garganta na exata medida em que engolia uma saliva escassa.”

 

SOBRE A AUTORA:

Isabela Câmara Bonilha, (1990) nasceu em Guiratinga, onde a Lamentação das Almas e os Caretas são uma tradição. É professora em escolas públicas de Mato Grosso, graduada em Letras pela UFMT e mestre pela UFRN/Unemat. Nos seus primeiros anos começou a escrever de maneira incontida, diários, cadernos e cartas para os colegas e pessoas da família. Sua mãe, às vezes, precisava brigar para que largasse os cadernos e saísse para brincar.

Entre os seus autores preferidos estão Lygia Fagundes Telles, Caio Fernando Abreu e Machado de Assis – principalmente seus contos. Neste seu primeiro livro, revela: “Quando eu era criança e ainda não sabia escrever, pegava umas fichas do meu pai e ficava inventando mil letras, parecidas com as que ele escrevia no papel. Contava histórias em terceira pessoa sobre aquela-garota-magrinha que na verdade era eu-mesma. Quando finalmente aprendi, enchi minhas mãos de calos descrevendo tudo o que via pela frente.”

 

 

SERVIÇO

Lançamento do livro “As cobras da minha compota”, de Isabela Câmara Bonilha, publicado pela Entrelinhas Editora, e roda de conversa com a jovem autora.

Local: Biblioteca Estevão de Mendonça, dia 19 de julho, as 17 horas, na Sala de Exposições da Biblioteca Estevão de Mendonça, na rua Antônio Maria Coelho, 151, Centro. Ao lado da Basílica Catedral Metropolitana de Cuiabá.

Valor do investimento, no lançamento: R$ 50

Av. Senador Metello 3773 • Jardim Cuiabá - Cep. 78.030-005 – Cuiabá, MT, Brasil +55 (65) 3624 5294 | (65) 3624 8711 | (65) 9999-2697 editora@entrelinhaseditora.com.br

    Nós amamos a literatura!